O que causa a acne?
O que é a acne?
A acne (Acne vulgaris) é uma doença inflamatória crónica da pele, nomeadamente dos folículos pilosos que estão junto das glândulas sebáceas, produtoras de sebo.
Caracteriza-se pela presença de comedões (que podem ser abertos e vulgarmente conhecidos por “pontos negros”, ou fechados e vulgarmente conhecidos por “pontos brancos”), pápulas (vulgarmente conhecidas por “borbulhas vermelhas”), pústulas (vulgarmente conhecidas por “borbulhas com pús”) e em casos mais graves, nódulos e quistos.
A acne manifesta-se principalmente no rosto, costas e peito (que são as áreas da pele com maior quantidade de glândulas sebáceas).
A acne é muito frequente e afeta sobretudo os adolescentes, devido à influência hormonal, mas também pode surgir ou persistir na idade adulta.
O que causa a acne?
A acne é causada por 4 fatores principais: a produção excessiva de sebo (e alterações na sua composição), a acumulação de células mortas nos folículos (que provocam a sua obstrução e a formação dos comedões), a proliferação da bactéria P. acnes (a P. acnes está normalmente presente na pele, mas em situações de acne está presente em maior quantidade) e a inflamação da pele (que origina a formação das pápulas, pústulas, e nos casos mais graves, dos nódulos e quistos).
Este processo desenvolve-se por influência de hormonas, e por isso a acne é mais frequente na adolescência.
Há pessoas com maior risco de terem acne?
Os fatores de risco e os genes associados ao prognóstico da acne ainda não estão totalmente esclarecidos. De acordo com alguns estudos, há uma predisposição hereditária para acne: a acne surge mais cedo e com maior gravidade em pessoas com história familiar desta doença.
Que comportamentos ou fatores podem agravar a acne?
Existem alguns comportamentos que podem contribuir para a maior irritação da pele e agravamento da acne, tais como: a utilização de produtos cosméticos não adequados para pele com tendência acneica ou pele sob tratamento da acne (produtos comedogénicos ou não “oil-free”), as lavagens frequentes e agressivas e o ato de espremer as borbulhas.
O stress e as alterações hormonais (ciclo menstrual) são fatores que podem agravar a acne.
A acne pode ser eliminada rapidamente?
O tratamento da acne demora tempo (os resultados não são visíveis no imediato) e depende de vários fatores, como por exemplo: o tipo e a gravidade da acne, o tratamento e a resposta de cada pessoa ao tratamento. O seu médico ou farmacêutico dir-lhe-á durante quanto tempo deve realizar o tratamento. É importante que continue o tratamento durante o tempo indicado pelo seu médico ou farmacêutico.
Informa-te junto do teu médico ou farmacêutico.
1.Picardo M, et al.Dermatol Ther (Heidelb).2017;7(Suppl 1):43-52. 2.Bhate K, HC Williams.Br J Dermatol.2013;168:474-485. 3.Figueiredo A, et al.Rev Port Clin Geral.2011;27:59-65. 4.Thiboutot DM, et al.J Am Acad Dermatol. 2018;78:S1-23. 5.Gollnick H, et al.J Am Acad Dermatol.2003;49:S1-38. 6.Thiboutot D, et al.J Am Acad Dermatol.2009;60:S1-S50. 7.Costa IV, Revista SPDV.2018;76(3):299-312. 8.Svensson A, et al.Br J Dermatol.2018;178:1111–1118. 9.Kim MR, Kerrouche N.J Dermatolog Treat.2018;29(1):49-54.